Respostas Sociais

Centro de Alojamento Temporário

O Centro de Alojamento Temporário é uma resposta social que visa o acolhimento de pessoas em situação de sem-abrigo, por um período de tempo limitado, tendo em vista a inserção social ou o encaminhamento para outra resposta social mais adequada. Esta resposta social tem acordo de cooperação atípico celebrado em 1 de Junho de 1999, entre o MAPS e o Instituto da Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Faro, com capacidade para nove indivíduos e tempo de permanência de seis meses.   Objectivos Gerais Contribuir para a melhoria de qualidade de vida e de saúde de pessoas sem-abrigo, desprovidas…

Read more

Equipas de Apoio Social Directo Sotavento

As Equipas de Apoio Social Directo são um serviço constituído por unidades de intervenção junto da população toxicodependente e suas famílias e, de uma forma geral, junto de pessoas e grupos sociais economicamente mais desfavorecidos. As Equipas de Apoio Social Directo Sotavento intervêm nos concelhos de Faro, Loulé e Olhão, deslocando-se estrategicamente e de acordo com as necessidades, a locais de tráfico e consumo de droga, onde se exerça trabalho sexual e locais sinalizados onde se encontrem pessoas e grupos sociais economicamente mais desfavorecidos. Esta resposta social tem acordo de cooperação atípico celebrado em 1 de Fevereiro de 1998, entre…

Read more

Residência para Pessoas com VIH/Sida Colmeia

A Residência para Pessoas com VIH/Sida Colmeia é uma resposta social, vocacionada para o alojamento de pessoas infectadas ou afectadas pelo VIH/Sida, que se encontrem em situação de ruptura familiar e desfavorecimento socioeconómico. Esta resposta social tem acordo de cooperação atípico celebrado em 1 de Setembro de 1996, entre o MAPS e o Instituto da Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Faro, com capacidade para cinco indivíduos e tempo de permanência de um ano.   Objectivos Gerais Contribuir para a melhoria de qualidade de vida e de saúde de pessoas infectadas ou afectadas pelo VIH/Sida, desprovidas de apoio psicossocial…

Read more

Equipas de Apoio Social Directo Barlavento

As Equipas de Apoio Social Directo são um serviço constituído por unidades de intervenção junto da população toxicodependente e suas famílias e, de uma forma geral, junto de pessoas e grupos sociais economicamente mais desfavorecidos. As Equipas de Apoio Social Directo Barlavento intervêm nos concelhos de Lagoa, Lagos e Portimão, deslocando-se estrategicamente e de acordo com as necessidades, a locais de tráfico e consumo de droga, onde se exerça trabalho sexual e locais sinalizados onde se encontrem pessoas e grupos sociais economicamente mais desfavorecidos. Esta resposta social tem acordo de cooperação atípico celebrado em 1 de Fevereiro de 1998, entre…

Read more

Equipas de Apoio Social Directo Guadiana

As Equipas de Apoio Social Directo são um serviço constituído por unidades de intervenção junto da população toxicodependente e suas famílias e, de uma forma geral, junto de pessoas e grupos sociais economicamente mais desfavorecidos. As Equipas de Apoio Social Directo Guadiana intervêm nos concelhos de Castro Marim, Tavira e Vila Real de Sº António, deslocando-se estrategicamente e de acordo com as necessidades, a locais de tráfico e consumo de droga, onde se exerça trabalho sexual e locais sinalizados onde se encontrem pessoas e grupos sociais economicamente mais desfavorecidos. Esta resposta social tem acordo de cooperação atípico celebrado em 1…

Read more

Serviço de Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que, desenvolvida a partir de um equipamento, consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos infectados e famílias afectadas pelos VIH/Sida quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária. Esta resposta social tem acordo de cooperação atípico celebrado em 1 de Agosto de 1997, entre o MAPS e o Instituto da Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Faro, para quinze indivíduos, com capacidade para trinta e quatro indivíduos.…

Read more

Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial

O Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial é uma resposta social, desenvolvida através de um serviço de primeira linha, que visa apoiar as pessoas e as famílias na prevenção e/ou reparação de problemas geradores ou gerados por situações de exclusão social e, em certos casos, actuar em situações de emergência, no âmbito das problemáticas do VIH/Sida, toxicodependência, sexualidade, sem-abrigo e migrantes. Esta resposta social tem acordo de cooperação atípico celebrado em 1 de Setembro de 1997, entre o MAPS e o Instituto da Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Faro, para trinta e cinco indivíduos, com capacidade para sessenta…

Read more