A Semana Europeia do Teste VIH/Hepatites (http://www.testingweek.eu/) terá este ano lugar de 17 a 24 de novembro, sendo o MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida uma das entidades promotoras desta actividade.

O objectivo desta semana será sensibilizar a população portuguesa para os benefícios do rastreio de VIH e hepatites virais, fazendo-se um apelo à comunidade europeia para reunir esforços, durante esta semana, de forma a sensibilizar as pessoas sobre as vantagens de conhecer o estatuto serológico para a infecção pelo VIH e pelas hepatites B e C. Em Portugal, a iniciativa é organizada pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos e pela Rede de Rastreio Comunitário, em parceria com 21 organizações da sociedade civil.

O MAPS pretende dinamizar a Semana Europeia do Teste VIH/Hepatites em toda a região algarvia, programando-se a intervenção pelos diferentes concelhos em diferentes dias, contando com as parcerias da Administração Regional de Saúde do Algarve e Municípios de Vila Real de Santo António, Tavira, Olhão, Faro, Loulé, Lagoa, Portimão e Lagos.