Blog

Projecto Testa-te!

O Projecto Testa-te! co-financiado pela Direcção Geral de Saúde tem como objectivo promover activamente o acesso á prevenção, a realização do teste de rastreio das infecções por pelo VIH/Sida, hepatites virais B e C e sífilis, bem como a adequada referenciação, nos grupos dos trabalhadores sexuais e seus clientes, garantindo um acesso à saúde, informação e prevenção, bem como, a serviços sociais.

O projecto prioriza a actuação nomeadamente no acesso aos cuidados de saúde e a detecção, informação prevenção das infecções por VIH/Sida, hepatites virais (VHB e VHC) e Sífilis. Sendo uma das características do público-alvo a vulnerabilidade, torna-se premente uma intervenção biopsicossocial, que permita a adopção de comportamentos preventivos e saudáveis, através de respostas de proximidade, ajustadas às reais necessidades.

De forma a abranger um maior número de indivíduos, o projeto propõe-se a funcionar, estrategicamente, com dois concelhos, de Loulé e Portimão, alargando a sua intervenção às localidades de Albufeira, Armação de Pêra (Silves), Lagoa e Lagos, através da intervenção direta com unidades móveis do projeto, em locais onde se comercialize sexo, como casas de alterne, apartamentos, bares e rua, ou outros locais onde se verifique necessidade de intervenção.

 Objectivos

  • Possibilitar ao público-alvo a deteção da infeção por VIH/Sida, hepatites virais (VHB e VHC) e Sífilis, através do teste rápido e aconselhamento pré e pós-teste, garantindo a confidencialidade eo anonimato
  • Garantir acesso ao público-alvo de material preventivo e informativo
  • Possibilitar ao público-alvo o acesso ao Serviço Nacional de Saúde através do transporte e do acompanhamento.
  • Promover a notificação anónima de contactos para a realização do teste rápido para a detecção da infecção por VIH/Sida, hepatites virais (VHB e VHC) e Sífilis.

Serviços

  • Rastreio da infecção pelo VIH/Sida, através do teste rápido, acompanhado de aconselhamento pré e pós-teste, bem como, referenciação para o Serviço Nacional de Saúde
  • Disponibilização de material preventivo (preservativos interno e externo, gel lubrificante), informativo, entre outros
  • Intervenção directa em locais/zonas onde se comercializa sexo
  • Serviço de transporte e acompanhamento aos Serviços Nacional de Saúde

Equipa

Coordenação: Vera Costa
Psicólogo: Nuno Alves
Monitora: Carla Pimentel
Enfermeiras: Carina Pontes, Filipa Nunes e Vanessa Trouillet

Horário

Unidade Móvel: Dias úteis, das 14H00 às 17H30, Loulé
Delegação de Portimão: Dias úteis, das 09H30 e as 13H00 e as 14H00 e as 17H30

Contactos

Telemóvel: 962 563 459

Financiadores

Governo de Portugal
Direcção-Geral da Saúde (Programa Nacional para a Infecção VIH, Sida e Tuberculose e do Programa Nacional para as Hepatites Virais)
GAT – Grupo de Actividastas para o Tratamento
ARS Algarve

Parceiros

Administração Regional da Saúde do Algarve
Associação para o Planeamento da Família do Algarve
Câmara Municipal de Loulé
Câmara Municipal de Portimão
Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce da Infecção VIH/Sida Faro
Centro Hospitalar Universitário do Algarve
GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos