1800-9090-8089
help@borntogive.com

Blog

Renovação de Protocolo entre ARS Algarve e MAPS

A ARS Algarve e o MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida renovaram, no dia 29 de Junho de 2017, o protocolo de cooperação, no âmbito do Projecto As Madalenas III, com objectivo de reforçar a prevenção e controlo das doenças sexualmente transmissíveis na Região.

A cerimónia de assinatura do protocolo entre o Presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve, Dr. Paulo Morgado, e o Presidente do MAPS, Dr. Fábio Simão, decorreu na Sede da ARS Algarve, com vista a assegurar a Consulta de Planeamento Familiar destinada a trabalhadores (as) do sexo e seus clientes, pretendendo desta forma contribuir para a diminuição da prevalência da infecção pelo VIH/Sida, hepatites virais B e C e outras infecções sexualmente transmissíveis e, garantindo um acesso à saúde, informação e prevenção, bem como, a serviços sociais.

Com financiamento aprovado por um período de um ano pela Direcção-Geral da Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Infecção VIH, Sida e Tuberculose e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, o Projecto As Madalenas III funciona com dois espaços nos concelhos de Loulé (Quarteira) e concelho de Portimão, alargando a sua intervenção às localidades de Albufeira, Armação de Pêra, Lagoa e Lagos.

A Consulta de Planeamento Familiar funciona às quartas-feiras das 14:00 às 17:30, nas instalações do MAPS situadas na Estrada do Almargem, Fonte Santa, em Quarteira, com uma médica de Medicina Geral e Familiar disponibilizada pela ARS Algarve.

A ARS Algarve disponibiliza no âmbito deste protocolo o material de consumo clínico e de farmácia necessário para a realização das consultas, incluindo material informativo, preservativos e lubrificantes, mais testes rápidos para a detecção da infecção pelo VIH/, encarregando-se ainda das colheitas das amostras e a realização de exames analíticos no Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dra. Laura Ayres.

Este protocolo prevê ainda a imunização dos utentes contra a hepatite B (VHB) e contra o tétano e difteria (Td) nas instalações do MAPS em Quarteira.

O Projecto As Madalenas, do MAPS, está a ser desenvolvido desde 2004 e abrange em média 150 utentes por mês.

O MAPS aproveita a oportunidade para expressar a presente parceria que é fundamental para o sucesso deste projecto, que tem vindo a ser sempre acarinhado pela ARS Algarve.

O nosso mais sincero e humilde obrigado.

A equipa do MAPS